Arco composto

Um arco composto é um arco moderno que utiliza sistemas de alavancas, cabos e polias (roldanas) para minimizar os esforços do arqueiro e proporcionar uma facilidade maior no tiro.
O arco composto foi primeiramente desenvolvido e patenteado por Holless Wilbur Allen no Missouri em 1967 e tornou-se cada vez mais popular nos Estados Unidos, onde é o padrão predominante.
Os membros de um arco composto são geralmente muito mais rígidos do que os de um arco recurvo ou de um arco longo (como os ingleses). Essa rigidez dos membros aumenta a eficiência do arco composto na produção de energia em relação aos outros tipos de arcos, por outro lado, dificulta a ação do arqueiro diretamente sobre a corda. Por isso, o arco composto tem sua corda ligada a polias de um membro ou de ambos, que tem um ou mais cabos anexados ao membro oposto. Quando a corda é levada para traz, as polias puxam os cabos, que por sua vez fazem com que os membros se curvem e, assim, acumulem a energia necessária no tiro.A utilização desse sistema dá ao arco composto uma característica especial: os membros se curvam e armazenam energia até um ponto máximo, um pico. É aí que eles se fixam. Em vez de o arqueiro ter que manter a corda sob sua força, o arco armazena essa força até a chegada hora de passar toda esse potencial em energia para a flecha, transformando a energia potencial em energia cinética (a energia do movimento).

O arco composto é pouco afetado por mudanças de temperatura e umidade, e oferece ao seu usuário, teoricamente, uma melhor precisão, velocidade e alcance, em comparação com outros arcos.
Vantagens Técnicas
* O arco composto possui uma peculiaridade, pela qual o esforço feito pelo arqueiro atinge um pico quando o estiramento da corda chega a um valor de 65% a 80% do seu máximo (podendo chegar a 99% em alguns modelos), vindo depois disso a "ceder" sem contudo perder a tensão aplicada anteriormente na corda. Isso ocorre porque os eixos dos polias são montados na borda e não no seu centro. Quando a corda é puxada, as polias giram e forçam os membros, comprimindo-os. Depois que a polia gira completamente em seu eixo, uma menor quantidade de força deve ser aplicada à corda para manter os membros sob compressão, dando ao arqueiro um tempo maior para mirar com o arco tensionado.
* Com isso arqueiro tem condições de realizar um tiro com uma tensão no arco muito maior do que teria em um arco convencional.
* O arco é resistente a mudanças de temperatura e umidade, o que lhe confere precisão, potência e alcance superiores em comparação com arcos feitos de materiais naturais, como o clássico longbow.
* O sistema de polias normalmente irá incluir alguns blocos cobertos de borracha que funcionam como um fixador. O arqueiro puxa até um determinado ponto e então ele "fixa" nesse ponto, que pode ser ajustado de acordo com a extensão natural da força do arqueiro. Isso ajuda o arqueiro a conseguir um "ponto de âncora" e uma consistente quantidade de força concedida à flecha em todos os disparos, aumentando ainda mais a precisão.
* Também, a concepção das polias controla diretamente a aceleração da flecha. Um "polia suave" irá acelerar a flecha mais suavemente do que uma forma mais agressiva de polia. Arcos podem ser concebidos de formas variadas, que vão de um aspecto moderado a um aspecto agressivo. Arqueiros novatos podem preferir disparar com arcos de polias moderadas, enquanto arqueiros mais avançados irão preferir designs mais agressivos. *Sistemas de polias modernas usam uma única polia na parte inferior do arco e uma roda balanceada no topo do arco, em vez de duas polias idênticas, estes são freqüentemente chamados de Solocam bows. Este design elimina a necessidade de duas cordas separadas. Em vez disso, utiliza uma única corda que começa com a polia na parte inferior do arco, passa pela a roda em cima, em torno do polia na parte inferior novamente, e acaba anexada ao membro superior. Solocam bows são geralmente mais potentes que os arcos compostos antigos; atingem velocidades próximas a 100 m/s. Para mudar a extensão da estiragem do solocam bow, uma outra polia e uma outra corda são normalmente necessárias, pelo fato de que estes arcos serem menos ajustáveis.
* O arco composto é mais silencioso quando a corda é liberada do que um arco longo ou um arco recurvo, fazendo do composto uma escolha mais apropriada para uma caçada.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Unknown disse...

muito bom !!!!!!!!!!!!!

Postar um comentário