O que é Sobrevivencialismo

Sobrevivencialismo é um termo proveniente de Survivalism, que é usado para representar a cultura de preparação partilhada por indivíduos, chamados Sobrevivencialistas, para se protegerem de quaisquer eventos que possam ameaçar sua existência, como desordem social, ruptura política ou econômica, catástrofes naturais (enchente, terremoto, etc), guerra nuclear ou biológica, etc...
O Sobrevivencialismo tem sua história iniciada nas décadas posteriores a Guerra Fria (década de 60, 70, 80, etc), quando os primeiros sobrevivencialistas consideraram sensato se prepararem para uma eventual guerra nuclear entre E.U.A e a União Soviética, e posteriormente, possíveis falhas no sistema e abastecimento de recursos. Começaram assim as preparações individuais e criações de refúgios sobrevivencialistas.
Na década de 70 passam a ser publicadas livros e boletins sobre o tema sobrevivência e então o conceito começou a se difundir e se popularizar. Em 1975, Kurt Saxon criou um boletim mensal chamado The Survivor, que continha editoriais e obras sobre tecnologias antigas e diversas técnicas. O termo 'Sobrevivencialismo' foi criado por Saxon para descrever esse movimento.
O principal objetivo dos sobrevivencialistas é sempre um: garantir a sobrevivência independente da situação ou ameaça. Mesmo assim, devido a grande amplitude do conceito e diferenças de culturas, idéias e gostos, existem algumas perspectivas ou tendências por parte dos grupos sobrevivencialistas. Alguns preferem focar maior parte de seu tempo (e dinheiro) na preparação para desastres naturais específicos, como por exemplo pessoas que moram em regiões propícias a furacões. Outros preferem focar seu treinamento para sobreviver na selva por tempo indeterminado. Outros, se especializam em técnicas de segurança e defesa pessoal, e por aí vai.
Mas o que é realmente importante, independente do estilo de preferência, é saber e ter como essência a regra principal do sobrevivencialismo, que é estar preparado para garantir sua sobrevivência a qualquer custo, independente do tipo da ameaça ou de quando ela chega.
Apesar de alguns grupos sobrevivencialistas buscarem focar em conhecimentos diferentes, existem sempre similaridades que são características em todo sobrevivencialista, tais como:
  1. Buscam conhecimentos de sobrevivência em ambientes hostis;
  2. Procuram ter o mínimo de equipamento necessário para garantir sua sobrevivência;
  3. Buscam estar sempre informados ao que acontece no mundo para identicar possíveis ameaças e se preparar para elas o quanto antes;
  4. Geralmente não são muito apegados a bens materiais, e se são, procuram não ser.
Sendo assim, podemos concluir que sobrevivencialistas são pessoas preocupadas com o futuro de suas vidas e que de alguma forma se preparam para preservá-la, sem depender de meios externos, como o governo, garantindo assim uma maior autonomia sobre suas vidas.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário